Atividades para se dedicar durante as férias

Atividades para se dedicar durante as férias

Aproveitar o recesso escolar tão curto no Brasil é alegria

Atividades para se dedicar durante as férias são sugestões para aproveitar o recesso escolar tão curto no Brasil é alegria pelo descanso e ao mesmo tempo frustração pelo período ser tão curto. Enquanto em países mais adiantados na área da Educação o recesso costuma ser maior, pelas terras tupiniquins prevalece a ideia de tomar o tempo do professor e dos alunos com mais do mesmo. Enquanto os docentes são submetidos a burocracias, encontros e cursos que só encurtam o período e baixam o moral das pessoas, as crianças têm encurtado seu período importante de convivência com a família, tempo para brincadeiras e descanso das atividades escolares sob a alegação de que precisam de mais dias letivos para aumentar a aprendizagem.

Tudo isso é consequência da estreita visão dos gestores da Educação no Brasil, como se aumentar algo ruim o tornasse bom. É esta visão tosca de gente que manda no que não conhece que transformou o período letivo de 180 dias, que era produtivo sem ser exagerado, em um período letivo de 200 dias em que a hipocrisia impera.

Pensando nisso, deixamos algumas dicas de atividades para se dedicar durante as férias para os professores que, de tão desorientados que ficam em suas salas lotadas, não conseguem nem mesmo pensar em algo para fazer no período de férias – geralmente no mês de janeiro – e no recesso pedagógico escolar, que no Brasil é por volta do mês de junho. Antes de mais nada você precisa de duas coisas:  1) Saber que há um tempo para cada coisa, 2) Aceitar que você faz por merecer um descanso e usufruir a vida.

 

Atividades para se dedicar durante as férias:

1) Reponha as energias
Tente repor as energias fazendo algo que goste nos primeiros dias, como ler, assistir filmes e mesmo ficar na cama até mais tarde, levantar e depois voltar para os lençóis de novo. Pense que você merece isso! Se puder incluir uma massagem ou tratamento de beleza, melhor.

 

2) Aprenda algo novo
Tente aprender sobre um assunto novo, que você gosta, mas que não tem tempo para fazer. Pode ser um livro sobre qualquer assunto de seu interesse, um instrumento musical, um hobby como aquarismo ou cultivo de plantas, ou o que quer que lhe dê prazer.

 

3) Reveja pessoas
Reveja pessoas da família e amigos com os quais não consegue tempo para ver ou visitar, ou mesmo convidá-los para um encontro e comemorar com comidas e bebidas. Isso se chama conviver e faz parte da existência humana desde seus primórdios. Hábito saudável que a vida atual nos toma o tempo todo. Se possível, dê um jeito de esquecer o celular em casa, ou em uma gaveta.

 

4) Viaje
Faça viagens, mesmo que curtas. Viajar repõe suas energias, tira seu foco do trabalho, te impede de fazer as mesmas coisas que você já fez e fará o ano todo. Se você não relaxa e tira o foco, vai ficar fazendo coisas rotineiras, limpar a casa, ficar no computador e vai dormir até tudo ficar enfadonho. Se você viaja; altera sua rotina, tem que pensar nas malas, no trajeto, nos lugares onde ficar e o que fazer lá, etc. Além disso, quase sempre acontece de você se deparar como o inusitado, como ver animais selvagens onde não espera, encontrar pessoas que são verdadeiras figuras interessantes, e conhecer lugares além do previsto. Tudo isso faz você se sentir melhor, por inteiro, e te deixa mais feliz. Afinal, que mais podemos querer?

 

★ Veja também outras dicas:
Cinco blogs de viagem que você precisa conhecer
15 passeios bate e volta saindo de São Paulo
Cunha um paraíso entre montanhas cachoeiras e campos de lavanda

 

 

 

 

🙂

 Miriam Veiga. Alfabetização Blog. Atividades de Ensino Fundamental e EJA.

Comentários

Comentários

1 comentário em “Atividades para se dedicar durante as férias

Comentários motivam esse blog, deixe o seu.